Como validar Disciplinas Optativas?

Bem, quem faz Biblioteconomia na UFSC já percebeu que, semestre sim, semestre não, temos que fazer as tais das Disciplinas Optativas. Se formos dar uma olhadinha básica no Currículo do Curso de Biblioteconomia da UFSC, veremos que não tem muito como escaparmos das Disciplinas Optativas… E nem é essa a intenção, pois é bom que a gente faça coisas diferentes e melhore o nosso currículo.

Pois bem. Estou na sexta fase e notei que não há nenhuma Disciplina Optativa que me agrade no momento. Biblioterapia NÃO é o meu forte e CDS/ISIS não será oferecida. Sou contra “fazer por fazer”, só pra tapar buraco.. Se for pra fazer uma disciplina no mínimo tenho que gostar ou estar interessada de alguma forma, se não não funciona. Então pensei que, ao invés de escolher uma disciplina optativa para cursar, eu poderia validar as coisas que já fiz até então nesses 2 anos e meio de curso: eventos, cursos, estágio, monitoria e pesquisa.

Fui até a coordenação do curso para ver como deveria proceder e a prof. Clarice (coordenadora do curso) me deu dois documentos: a Resolução 001/BBd/2009 que substitui a Resolução 001/BBD/2000 e faz outras alterações; e o Formulário para requerer as Disciplinas Optativas. Pelo que entendi, as atividades extra-curriculares tornam-se DISCIPLINAS e os créditos só são validados mediante documentação a ser avaliada pela coordenação, em colegiado. Cada 18h de atividades extraclasse equivalem a 1 crédito.

O negócio é: ou você aguarda até juntar atividade o suficiente ou se você já tem tudo muito bem documentado é só juntar e anexar ao formulário (1 formulário por disciplina requerida) e levar o dossiê até a coordenação do curso.

Até aí parece tudo muito bem, mas o negócio é que eu intiziquei com a tal da resolução. Pra mim ela está muito ambígua e tem algumas coisas que não dá pra entender direito. Último dia 21 de junho enviei o seguinte e-mail para o professor Francisco:

 

Boa tarde professor Francisco,

Estou lhe escrevendo pois estou com uma dúvida referente à Resolução 001/BBD/2009, que altera a Resolução 001/BBD/2001 e estabelece instruções para a validação de disciplinas de Atividades Extraclasse, como Disciplinas Optativas.

Minha dúvida seria com relação à CIN 5057, CIN 5058 e CIN5059. Transcrevo a seguir um exerto do que consta na resolução, com grifos meus:

 

III – CIN 5057 – Pesquisa I (18h)
A disciplina poderá ser validada com a comprovação de:
a) Participação em projetos de pesquisa, durante um semestre letivo, comprovada pelo relatório parcial ou final, aprovado pelo orientador como nota mínima 7,0 (sete) 

IV – CIN 5058 – Pesquisa II (18h)
A disciplina poderá ser validada com a comprovação de:
a) Participação em projetos de pesquisa, durante o segundo semestre letivo, comprovada pelo relatório parcial ou final, aprovado pelo orientador como nota mínima 7,0 (sete)

V – CIN 5059 – Pesquisa III (18h)
A disciplina poderá ser validada com a comprovação de:
a) Participação em projetos de pesquisa, durante o terceiro semestre letivo, comprovada pelo relatório parcial ou final, aprovado pelo orientador como nota mínima 7,0 (sete)


Minha dúvida é a seguinte: participei de um projeto de pesquisa PIBIC com a professora Rosangela Rodrigues em 2008-2009 e concluí a pesquisa normalmente.

Tenho dúvida pois participei desta pesquisa por um ano completo e cheguei a concluí-la, ou seja, foram dois semestres letivos: 2º e 3º fases do curso de biblioteconomia.

Como devo proceder? Devo pedir validação da CIN 5058 e 5059 ou ainda, só da CIN 5058?

Acho que a resolução está ambígua e talvez a resolução para estas disciplinas precisem ser modificadas. Ou talvez eu não tenha entendido: existe como participar de algum outro projeto de pesquisa sem ser o PIBIC, por apenas seis meses? Se existir, confirmo que desconheço.

Tentei hoje por várias vezes conversar com a professora Araci sobre esta resolução (uma vez que foi firmada por ela), mas ela está muito ocupada com a Encontros Bibli e com seus orientandos. Então escrevi para o senhor esperando alguma resposta.

 

Eis a resposta dele:

 

Prezada Isadora,
Esse é um caso em que sua primeira consulta deveria ser dirigida à Coordenação do Curso; atualmente a Coordenadora é a Profa. Clarice. Pois é a Coordenação que receberá o pedido e deverá interpretar como aplicar os dispositivos da Resolução.
Ao fazer a leitura do que você destacou, é perceptível a incongruência na redação  os três tópicos.
Quanto ao pedido de validação, sugiro-lhe que peça o que lhe proporcionará o máximo benefício; se a Coordenação não atender, seguramente fornecerá uma justificativa.
No momento, é isto!


Att.
Francisco das Chagas de Souza

 

 

 

Sobre Dora

Sonhadora. Curiosa. Bibliotecária.
Esse post foi publicado em Vida Acadêmica e marcado , . Guardar link permanente.

11 respostas para Como validar Disciplinas Optativas?

  1. José Paulo disse:

    Isadora

    Se não me falha a memória, o aluno que quiser renovar a bolsa PIBIC terá que fazer um relatório parcial antes de terminar a bolsa.

  2. Frederico disse:

    As disciplinas optativas ou “obrigativas” atende principalmente aos requisitos de cumprimento de carga horária do curso. Sugiro que deveria estar mais de acordo com as necessidades dos alunos e/ou estar relacionado com o futuro profissional dos estudantes. É inevitável tapar os buracos hoje. Afinal, caso a carga horária das optativas não preenchida, atrapalha o aluno na conclusão do curso. O curso poderia abrir outras alternativas e possibilidade de participação em optativas de outros cursos, como cinema, jornalismo, tecnologias etc…permitindo que as disciplinas optativas cursadas em outros cursos seja aprovado pela coordenadoria do curso. Na minha opinião as opções atualmente são poucas.

  3. Frederico disse:

    E é claro, menos burocracia para validar as optativas…

  4. José Paulo disse:

    Qualquer um pode fazer disciplinas em outros cursos. Creio que elas podem ser validadas. Mas acho que disciplinas como “natação” ou “condicionamento físico” a coordenação não vai validar…

  5. Pingback: Fazer disciplina isolada ajuda a entrar no mestrado? « Dora Ex Libris

  6. thiago castro disse:

    bom eu estou em um projeto de iniciação cientifica em minha universidade.Chegou o periodo para renovação da minha bolsa no projeto de pesquisa pibic,minha duvida é :como eu reprovei uma cadeira eletiva durante o periodo que estou sendo bolsista eu corro o riscode perder monha bolsa e ser expulso do projeto?

    • Dora disse:

      Thiago,

      Quando a gente começa a fazer IC recebe um contratinho onde estão todas as disposições.. Mas eu tb acho que isso depende da instituição onde você estuda, e de quem é o seu orientador. Aqui na UFSC se você estiver com o IAA (Índice de Aproveitamento Acumulado, tipo uma “média geral” de todas as notas) muito baixo – abaixo de 6 – acho que já é motivo pra perder bolsa. Talvez se você reprova em uma disciplina também pode perder bolsa, mas não tenho certeza. Tente se informar com seu orientador, ou procurar no site da sua universidade.
      Abraço.

      • thiago castro disse:

        Valeu pela resposta mandei um e-mail para meu orientador e estou esperando a resposta dele,estou com muito medo de perder a minha bolsa.Eu reprovei semestre passado porque o professor não ia com a minha a cara e ele nem ao menos quiz fazer a revisão de prova.Na minha opinião uma reprovação não deveria impedir uma pessoa de participar de uma pesquisa, acho uma forma exclusão.

  7. thiago castro disse:

    valeu pela resposta dora.

  8. Pingback: Pesquisa em Iniciação Científica – PIBIC – UFSC | Dora Ex Libris

  9. Pingback: Validação de Disciplinas Optativas e Atividades Extra-Curriculares | Dora Ex Libris

Deixe uma resposta

