Validação de Disciplinas Optativas e Atividades Extra-Curriculares

Agora no mês de julho aumentou um pouquinho os acessos no blog com dúvidas sobre a validação das Disciplinas Optativas e Atividades Extracurriculares. Acho que todo mundo deve estar com dúvidas sobre isso então resolvi fazer esse post que talvez seja útil pra alguém.

Antes, uma nota importante: só posso responder pelo que sei que já fiz e deu certo, e pelo curso de Biblioteconomia da UFSC. Se sua instituição é outra ou se você estuda na UFSC mas faz outro curso, sugiro que procure saber como funciona este processo na coordenação do seu curso (talvez não seja muito diferente, mas melhor não arriscar).

Anteriormente quando eu estava com dúvidas sobre a validação das disciplinas, fiz um post sobre isso chamado “Como validar Disciplinas Optativas?” e agora vou tentar fazer uma atualização e (talvez) melhoria deste post.

Só percebi agora que existe uma diferença entre Disciplinas Optativas e Disciplinas ExtraCurriculares. Vou tentar explicar brevemente essa diferença.

As Disciplinas Optativas geralmente são disciplinas oferecidas pelo próprio curso, com aulas, faltas, trabalhos, provas, etc., tudo o que uma disciplina “normal” tem. Não somos obrigados a fazê-las no nosso curso, pode ser em outro também, se existirem vagas (tentei na filosofia, sem sucesso). De disciplinas optativas em Biblioteconomia cursei Editoração Científica (CIN 5034) na 2º fase [36 h/a] e Gestão da Informação (CIN 5042) na 4º fase [36 h/a], totalizando em 72 horas/aula.

No Currículo de Biblioteconomia da UFSC 2005-1 (lembrando que os currículos de todos os cursos podem ser encontrados no CAGR) está definido que:

Disciplinas Optativas – carga horária mínima obrigatória – 180 h/a. O aluno poderá cursar disciplinas oferecidas pela Universidade, obedecidos os pré-requisitos, e outras IES que considere necessário para sua formação e futura atuação profissional. A participação em eventos e outras atividades, nos limites previstos na legislação vigente, poderá ser validada como disciplina optativa. (p. 11)

Esta “participação em eventos e outras atividades” no documento do currículo de Biblioteconomia é o que é chamado de “Bloco de Disciplinas Extra-Curriculares” (página 10) e é por isso que todo mundo meio que se confunde (eu pelo menos acho confuso). Enfim. Mas o que acontece é que o número de horas/aula das Disciplinas Optativas é somado ao número de Atividades Extra-Curriculares que então tornam-se disciplinas.

Como fiz 2 disciplinas optativas de 36 h/a cada e 6 “disciplinas” de Atividades Extra-Curriculares de 18 h/a cada, consegui fechar as 180 h/a na mosca. Mas essa confusão de termos ainda me irrita um bocado… Bem.

Entendam que:

Não é necessário validar Disciplinas Optativas pois elas já constam como disciplinas diretamente no seu histórico escolar. Enfim, são AULAS mesmo.

O que é preciso validar são as Disciplinas Extra-Curriculares.

EREBDs, ENEBDs, apresentações de trabalho, pesquisas, mini-cursos, et. al.

Para isso, você deverá verificar no currículo (página 10) quais são as disciplinas de Atividades Extra-Curriculares que você deseja validar, juntar toda a papelada (certificados de eventos e cursos, relatórios de pesquisa, relatório de extensão, contrato de estágio, etc.), preencher o formulário com o requerimento de validação das disciplinas e entregar tudo na coordenação do seu curso. Pelo menos foi isso o que eu fiz e funcionou.

Depois que seus documentos forem avaliados pelo colegiado do curso, as Disciplinas Extra-Curriculares vão aparecer no seu Histórico Escolar, no semestre anterior ao início do seu histórico. Comecei o curso em 2008-1, então as minhas disciplinas Extra-Curriculares apareceram em 2007-2, como se fosse um semestre a parte.

Dica: disciplina isolada de mestrado (seja como aluno especial ou ouvinte) NÃO CONTA como Atividade Extra-Curricular, ok? Pelo menos não no currículo da Biblio/UFSC. Consegui validar as 180 h/a bem em cima, mas talvez eu valide outras coisas até o final do ano, pesquisa, EREBD-SE/CO, etc. Procuro sempre atualizar o meu calendário com eventos da área (ou não) que sejam interessantes.. Sem falar que também tem dois cursos bem bacanas nesse segundo semestre:

Acho que é isso. Quaisquer dúvidas, só comentar. :)

About these ads

Sobre Dora

Sonhadora. Curiosa. Bibliotecária.
Esse post foi publicado em Vida Acadêmica e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Validação de Disciplinas Optativas e Atividades Extra-Curriculares

  1. Dora disse:

    Acho que vou começar a colocar aqui as dúvidas que aparecem nas máquinas de busca e caem aqui nesse post. A dúvida de hoje:

    - “Tenho que fazer todas as disciplinas optativas?”

    Pelo menos no curso de Biblio, aparece que temos que fazer optativas na 2º, 4º, 6º e 8º fases. Mas isso não é regra: podemos fazer a quantidade de disciplina que quisermos. No meu caso, fiz duas disciplinas com o total de 72h/a e o restante eu “cobri” com disciplinas extra-curriculares (eventos, pesquisa, estágio, etc).

    O total de horas/aula que precisamos atingir até o final do curso é 180 horas/aula tanto de disciplinas optativas, quanto de atividades/disciplinas extra-curriculares. Aí no caso é você quem escolhe como que vai montar a sua grade, se vai escolher entre disciplinas ou atividades, ou vai fazer meio a meio.

  2. Dora disse:

    - “Disciplinas optativas contam no IAA na UFSC?”

    Sim. Tanto as Disciplinas Optativas quanto as disciplinas de atividades extracurriculares influenciam no seu IAA. A diferença é que como as Disciplinas Optativas são aulas, você poderá passar até mesmo obtendo nota mínima seis. Já as disciplinas de atividades extracurriculares, podem ser deferidas ou não pelo colegiado do curso e são eles que atribuem as notas fazendo um cálculo com o seu atual IAA.

  3. Dora disse:

    - Se somos obrigados a fazer, por que as disciplinas se chamam optativas?

    Boa pergunta. Talvez a terminologia seja infeliz mesmo, mas não sei ainda com que palavra poderia ser susbtituída. Talvez se chame assim por se ter um leque de disciplinas diferenciadas, das quais podemos escolher entre uma ou outra pra fazer, de acordo com o perfil (acadêmico / profissional) que queremos seguir. Ao contrário das disciplinas obrigatórias, podemos escolher quais optativas queremos realizar (optar entre uma ou outra, dentro de várias possibilidades) e acho que aí é que está a diferença. Mas sim, as optativas ainda são, na verdade, obrigativas mesmo… Mas não somos obrigados a fazer as 4, como consta no currículo. Aqui na biblio-UFSC por exemplo, é impossível conseguir as 180h SÓ com optativas ou SÓ com atividade extra-curricular. O ideal é que exista um equilíbrio entre as duas.

  4. Pingback: Questionário de avaliação do currículo do curso de graduação em Biblioteconomia | Dora Ex Libris

  5. Luiz da silva disse:

    Se eu fiz uma disciplina optativa e acabei indo mal, isso vai contar no meu IAA ou posso não valida-la?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s